O Brasil tem 21 milhões de empresas e 5 mil sindicatos patronais; tem 99 milhões de trabalhadores e 10 mil sindicatos de empregados.

As empresas têm sindicatos, os médicos tem sindicatos, os advogados têm sindicatos e os juízes quem ter sindicatos.

Por que vc ainda acha que os sindicatos não são importantes?
 

Segundo Cyntia Cordeiro, que lidera o movimento, magistrados sofrem com alta pressão, falta de reajuste e arrocho financeiro

 

A juíza já deu início aos trâmites para registro da entidade e se prepara para enfrentar obstáculos até a conclusão do processo no Ministério do Trabalho. Ela reconhece que não conta com o apoio das principais entidades ligadas à magistratura, mas afirma que tem aliados para seguir adiante.

 

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ontem, 11/09/23, que a Contribuição Assistencial é devida por todos os trabalhadores, independentemente de serem ou não associados a um sindicato.

 

Essa decisão anula a limitação estabelecida pela reforma trabalhista em relação às contribuições, bem como precedentes e súmulas dos tribunais que apontavam na mesma direção.

 

Com essa decisão, as empresas são obrigadas a descontar a contribuição assistencial de todos os trabalhadores e recolher aos sindicatos.

 

A votação foi muito expressiva. Dos 11 ministros do STF, 10 votaram favoravelmente pela obrigatoriedade da contribuição para todos os trabalhadores independente de serem associados ou não. A votação só não foi unânime, pois no passado, o Ministro Marco Aurélio, que agora está aposentado, havia votado em sentido contrário.

 

Essa decisão fortalece a luta sindical em favor dos trabalhadores, pois com uma receita justa, os sindicatos têm mais possibilidades de enfrentar negociações coletivas e mobilizar os trabalhadores para defender seus direitos, garantindo melhores salários e condições de trabalho.

 

 

REPOST:

@gustavobrancoadv
@infodireitodotrabalho

 

 

https://www.jota.info/justica/grupo-de-juizes-se-mobiliza-para-criar-sindicato-da-magistratura-08092023